“… me ame ou me odeie”
Uma das notícias mais comentadas do agronegócio paranaense em fevereiro foram os resultados do último Show Rural. O tradicional evento realizado em Cascavel, em 2.024 bateu recordes de público e de volume de negócios. Os mais de 600 expositores que ocuparam cerca de 700 mil metros quadrados às margens da BR-277, atraíram 390 mil visitantes e geraram R$ 6 bilhões em negociações.
Outro evento de tamanho exponencial movimentou a economia norte americana neste domingo dia 10/02. Estimativas apontavam que a final do Super Bowl, o futebol americano, “movimentaria cerca de US$ 17,3 bilhões na economia americana, entre gastos com alimentos, bebidas, vestuário, decoração de festas e outras categorias relacionadas ao evento”, segundo Victor Bueno, analista da Nord Research. Desse total, 79% estariam relacionados com a produção agrícola das fazendas e ranchos norte-americanos, segundo a revista Successful Farming. Como estatísticas curiosas, a matéria apontou para uma previsão de consumo exorbitante de “fast food” durante o final de semana e no dia do jogo. Segundo as estimativas, seriam consumidas 12,5 milhões de pizzas, 1,45 bilhões de asinhas de frango (isso mesmo, bilhões), 14 bilhões de hamburguers, regados a 51,7 milhões de caixas de cerveja! A matéria finaliza com a frase “No farms, no Super Bowl”, sem fazendas, sem Super Bowl, ressaltando a importância do setor agrícola para a realização do evento.
Diante desses números, agribusiness lá, agronegócio aqui, simpatizante ou não do setor, cabe aqui Shakespeare sobre o amor e o ódio:
“…me ame ou me odeie, ambas estão ao meu favor: Se você me ama, eu vou estar sempre no seu coração, se você me odeia, eu vou estar sempre na sua mente”.