Empatia / Sucessão familiar

Empatia

Ao ver algumas postagens nas redes sociais sobre temas cotidianos essa semana, me fez refletir em como seguir levando a mensagem de empatia e compaixão desta coluna. Especialmente quando as pessoas expressam opinião contrária à postagem e são praticamente linchadas pelos mais fanáticos e defensores da causa. Segundo o escritor Amós Oz, todos carregamos um “fanático” dentro de nós, quando acreditamos que podemos mudar as ideias, costumes e hábitos do outro, em nome do seu próprio bem,. Por esse ponto de vista, existe um fanático dentro de nós, que tem o desejo de mudar o outros, às vezes sob o pretexto de amor. Na visão de Morgan Housel, não há nada mais antigo que duas pessoas que discordam, e hoje com tanto acesso à informação, essas diferenças de opinião ficam acentuadas. O antídoto? Ao invés da postuira “Minha análise da situação é mais completa do que a sua”, é dado pelo próprio Housel:

“Por quais experiências você passou e eu não que o levam a acreditar no que acredita? E será que eu pensaria sobre o mundo da mesma forma se tivesse passado pelas mesmas coisas que você?”

 

Sucessão familiar rural

Se pensarmos na propriedade rural como uma empresa, faz sentido querermos que ela se preserve não somente para nós e nossa família, mas para um bem maior, que agrega valor para a comunidade onde atua. Algumas questões a serem definidas no planejamento envolvem a definição dos papéis e responsabilidades dos sucessores, se apenas receberão um percentual da renda da propriedade, ou se atuarão diretamente no negócio.

Famílias que tiveram sucesso nessa jornada ressaltam a importância de uma boa assessoria jurídica no processo, capaz de compreender a mudança de estrutura inicial composta por pais e filhos, que se expande para outros núcleos, com irmãos (ãs), cunhado(as), primos (as), etc. Idealmente, uma divisão iniciada em vida pelo patriarca ou matriarca, ajuda na preservação dos relacionamentos familiares, incorre em menores custos de transmissão do patrimônio e apresenta maiores chances de sucesso no processo. 


Créditos imagem:

“https://br.freepik.com/fotos-gratis/mae-empurrar-dela-filhas-em-carrinho-de-mao-em-campo_3168472.htm#fromView=search&page=1&position=6&uuid=c7dba25b-1b5d-44d8-8fff-d1fe52c55098”>Imagem de freepik</a>


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *